domingo, 9 de junho de 2013

Summer fruit galette

Mal vi a receita que estava escolhida no grupo da Dories para este fim de semana decidi fazer. Pois adoro tartes ou bolos com fruta. E a pensar numa óptima tarde de Verão optei por utilizar morangos e framboesas que são das minhas frutas favoritas. No entanto o tempo não parece disposto a colaborar.


Hoje ainda fiz uma surpresa a uma amiga que esta a trabalhar durante o fim de semana e levei lhe umas fatias para animar o domingo.

A galette fica agradável, mas achei a massa demasiado amanteigada.

Summer fruit galette


Massa de tarte (23cm)

1 1/2 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
3/4 colher de chá de sal
150g de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos pequenos
2 1/2 colheres de sopa de gordura vegetal fria, cortada em 2 pedaços
1/4 chávena de água gelada

Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos com uma lâmina de metal e pulsar apenas para combinar os ingredientes. Adicionar a manteiga e a gordura; pulsar até que os pedaços estejam misturados com a farinha. Não mexer demais - nesta altura devemos ter pedaços irregulares do tamanho de ervilhas. Pulsar de forma intermitente, acrescentando, gradualmente, 3 colheres de sopa de água gelada para a massa. Continuar a adicionar a água, um pouco de cada vez, pulsando, até que a massa fique uniforme (é possível que se notem alguns pedaços maiores de manteiga).

Deitar a massa sobre uma superfície enfarinhada, ou entre dois discos de papel vegetal, para formar uma base do tamanho indicado; enrolar o disco em película aderente e levar ao frigorífico por 20 minutos.

Retirar a parte superior de papel ou filme e deitar sobre a forma para forrar. Remover o resto do papel ou película e, em seguida, premir suavemente a massa de pão dentro da tarteira, para ficar sem bolsas de ar. Em seguida, pressionar os lados da massa para cima, contra os lados da forma. A massa vai plissando e pode até quebrar. Sem stress: basta pressionar para voltar a juntar. Levar ao frigorífico.

Recheio:

2-3 colheres sopa de geléia ou compota: de morango
- 2 colheres sopa de bolacha triturada
- frutas de verão à escolha: utilizei morangos e framboesas

Creme:

- 3 colheres sopa de manteiga sem sal, derretida e fria
- 1/3 medida de açúcar
- 1 ovo grande
- 1/4 colher chá de extracto de baunilha
- açúcar em pó para polvilhar

Centrar uma grade no forno e pré-aqueça-o a 210ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.

Estender a massa de tarte entre dois pedaços de papel vegetal ou plástico, para ser mais fácil transferi-la para o tabuleiro. Alternativamente, fazer numa superfície bem enfarinhada. 

Estender a massa num círculo grande, com menos de 0,5cm de espessura. Com uma faca, aparar o círculo até ficar com 33cm de diâmetro. Com uma forma redonda virada ao contrário, marque no centro da massa um círculo de 23cm de diâmetro, sem cortar - esta vai ser a área do recheio.

Com a parte de trás de uma colher ou uma pequena espátula, espalhar parte da compota/geléia no círculo marcado - a quantidade a usar vai depender de quanto quer dar à tarte o sabor da geléia. Polvilhar com a bolacha triturada - se achar que a sua fruta é muito sumarenta, use mais bolacha.

Dispor a fruta sobre a base de massa, com o lado cortado voltado para baixo. Cuidadosamente, dobre as bordas de massa sobre a fruta assim disposta, acomodando as dobras de massa extra. Se não estiver com pressa, levar a tarte ao congelador por 15 minutos para deixar a massa descansar.

Pincelar a massa levemente com água, polvilhar com açúcar granulado, 1-2 colheres de chá. Levar ao forno por 25 minutos ou até que a massa esteja dourada e a fruta esteja mole.

Creme: com um batedor de varas, bater a manteiga derretida, o açúcar, o ovo e a baunilha numa tigela. Reserve.

Retirar o tabuleiro do forno (deixando-o ligado) e cuidadosamente verter o creme sobre a fruta. Dependendo da quantidade de sumo que tiver acumulado e do espaço que houver, pode não conseguir usar todo o creme. Não se preocupe, mesmo 2 colheres de sopa já conseguem o efeito pretendido. Deitar o máximo de creme que conseguir e leve o tabuleiro novamente ao forno.

Colocar no forno por mais 12-15 minutos ou até que o creme solidifique - se abanar levemente o tabuleiro, o creme não deve tremer. Transfira o tabuleiro para uma grade e deixe arrefecer por 10 minutos.

Cuidadosamente, transfirir a galette do tabuleiro para a grade para arrefecer completamente. Pode servir-se morna ou à temperatura ambiente. Polvilhar com açúcar em pó antes de servir.

 


Boa Sorte

3 comentários:

  1. Ficou fantástica, muito direitinha e com essas frutas só pode estar muito boa.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Para mim está fantástica esta tarte, linda e muito apetecível.
    Kiss

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Também adoro tartes e bolos com fruta !
    Não fui a tempo de a fazer para o grupo, mas vou fazê-la sim em breve !
    Está linda e altamente convidativa ! :)

    Um beijinho*

    ResponderEliminar